Como preparar paella valenciana em casa

Como preparar paella valenciana em casa

A Paella é o prato espanhol mais conhecido ao redor do mundo. O prato que tem o arroz como sua base teve origem em Albufeira, uma região de lagos situada bem próxima da Comunidade Valenciana, a pouco quilômetros da cidade de Valência.

Neste post você vai aprender sobre a origem desse prato tão famoso, o que é a Paella Valenciana, sua história, quais os tipos de paella e, por último, como fazer a verdadeira Paella Valenciana em casa. Sendo assim, leia este post até o seu final!

De onde surgiu o nome Paella?

São muitas as hipóteses sobre a origem da palavra paella. Muitos atribuem ao latim, tendo como base, a palavra frigideira chamada de patella, ou um diminutivo do utensílio patina.

Na língua local, o valenciano, o prato recebeu o nome francês de sartén, que também significa o mesmo tipo de utensílio de cozinha. Já em 1900, a palavra paella começou a ser sinônimo de “arroz valenciano” ou “arroz à la valenciana”, atribuindo o nome então a uma maneira de preparar o arroz.

Outra teoria muito popular sobre a origem do nome paella é uma história que conta que um homem ao preparar a receita para sua namorada, deu esse nome ao prato porque, em espanhol, o som é parecido com a expressão de “para ela”.

Apesar de a história ser uma lenda, na Espanha o prato é tradicionalmente preparado no almoço de domingo em casa por homens que aprenderam a receita com o pai, passando a tradição da verdadeira paella de geração em geração.

Como fazer a Paella Valenciana em casa

Paella Valencina – Imagem: Pixabay

A Paella Valenciana é o prato mais tradicional da culinária espanhola, por isso, aprender como fazer a Paella Valenciana é tão incrível já que o preparo segue toda uma tradição e sua receita foi pouco alterada desde a sua criação.

Geralmente cada região e cozinheiro tem sua própria receita de acordo com os ingredientes disponíveis no local. Sendo assim, nesta receita reunimos uma mistura de ingredientes frescos e tradicionais, como, mexilhão, frango, linguiça calabresa, camarão e algumas especiarias.

Ingredientes

  • 180 g de arroz parboilizado
  • 50 g de linguiça calabresa defumada
  • 100 g de sobrecoxa desossada
  • 150 g de camarão pré cozido
  • 100 g de mexilhões c/ casca
  • 200 g de cubos de cação
  • 60 g de ervilha fresca
  • 30 g de pimentão amarelo
  • 30 g de pimentão vermelho
  • 5 g de páprica doce
  • 3 g de açafrão em pó
  • 30 g de cebola brunoise
  • 10 g de alho brunoise
  • 20 ml de azeite
  • 10 g de sal refinado
  • 100 g de anéis de lula

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, despeje 800 ml de água e leve para ferver em fogo alto. Em seguida, corte o frango sobre uma tábua em cubos de 3 cm, tempere com uma pitada de sal e reserve. Depois, pegue a calabresa, descasque e corte até mesmo em cubos pequenos. Em seguida, corte a pimenta em tiras finas e reserve.
  2. Tempere os frutos do mar com sal a gosto. Assim que a água da panela ferver, adicione os camarões, a lula e o mexilhão e escalde-os por 5 minutos. Em seguida, com a ajuda de uma escumadeira, retire os frutos do mar e reserve. Diminua o fogo para o mínimo e reserve.
  3. Aqueça sua paellera ou frigideira, em fogo médio com metade do azeite. Depois de quente, adicione o alho e a cebola e refogue por 1 minuto. Logo após, coloque o frango picado em cubos no centro da frigideira e sele, por 3 ou 4 minutos.
  4. Agora com uma espátula, empurre-os para as laterais e coloque a linguiça no centro para dourar ou grelhar por 2 minutos. Repita o mesmo passo do frango e empurre-as para as laterais e no centro adicione o peixe cortado em cubos grelhe por aproximadamente 2 minutos.
  5. Por fim, acrescente os frutos do mar e deixe os mexilhões e lulas para decorar a paella. Coloque 1 concha do caldo de frutos do mar cheia. Adicione a páprica, o açafrão e mexa.
  6. No momento de adicionar o arroz, coloque gradualmente e fazendo o formato de uma “cruz” na panela, essa técnica garante a quantidade exata de arroz que você deve usar em cada paellera.
  7. Em seguida, espalhe o arroz com uma espátula e adicione o caldo até cobrir todo o arroz mais ou menos 1 dedo acima. Agora, abaixe o fogo no mínimo e deixe cozinhar entre 20 e 25 minutos até o arroz ficar macio.
  8. Quando o caldo da paella estiver quase secando, adicione os frutos do mar que restaram para decorar o prato, começando pelos mexilhões na borda da panela.
  9. Por último, adicione pimentões intercalando as cores, espalhe as ervilhas frescas para decorar e os anéis de lula. Deixe cozinhar até secar o caldo por 5 minutos.
  10. Ao secar todos os caldos, desligue o fogo e cubra ou cubra com papel alumínio (se a tampa for pequena). Deixe descansar por 3 minutos. Ao mesmo tempo, escolha o seu jogo de pratos e coloque a mesa a ser entregue. Em seguida, retire a tampa, regue com o restante azeite e coloque a paella sobre a mesa. Aproveite sua Paella Valenciana!

Se você gostou de aprender como fazer a Paella Valenciana em casa, deixe o seu comentário!

1 Comentário

  1. antonia macedo sanches

    novembro 19, 2020 at 7:17 pm

    MARAVILHA AMEI

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *