Pratos tipicamente cariocas: saiba quais são os principais

Pratos tipicamente cariocas: saiba quais são os principais

Está com viagem marcada para o Rio de Janeiro e gostaria de aproveitar o tempo livre para fazer um roteiro gastronômico conhecendo os principais pratos tipicamente cariocas? Então, eu posso te ajudar.

Reuni aqui os pratos que compõem a gastronomia do Rio de Janeiro. Esses pratos precisam ser apreciados por todos os turistas que visitam a cidade.

Quando pensamos na Bahia, por exemplo, nos vem logo a mente o tal acarajé, o vatapá, entre outros pratos típicos da culinária local. E quando você pensa no Rio de Janeiro, o que vem a sua cabeça?

De fato, todo local possui as suas particularidades gastronômicas e com o Rio não é diferente. A questão é que os principais pratos tipicamente cariocas não são assim conhecidos, então vamos conhecê-los?

Quais os principais pratos tipicamente cariocas?

Feijoada

A feijoada carioca é servida com arroz branco, couve, farofa e rodelas de laranja – Imagem: Pixabay

O Rio de Janeiro tem hoje 455 anos e mais do que pontos turísticos incríveis, a Cidade Maravilhosa traz para nós pratos típicos pra lá de saborosos. Nada de entrar de dieta agora. Espere o retorno da viagem. Vai ser difícil resistir a esses pratos. 

Um dos principais pratos tipicamente cariocas é a feijoada. Conhecida em todo o mundo, a feijoada reúne turistas de várias nacionalidades em volta da mesa para aprecia-la.

A feijoada carioca é servida com arroz branco, couve, farofa e rodelas de laranja. Você pode encontrá-la nos mais diferentes restaurantes por um preço acessível, ficando o quilo em torno de 56 reais, a depender do restaurante escolhido.

A feijoada é uma atração inquestionável. A pouco tempo foi criado o bolinho de feijoada, que tem ganhado a atenção. Um prato leve, feito com massa de feijão, couve e um pouco de bacon. É outra delícia que vale a pena ser experimentada.

Bife Oswaldo Aranha

O prato tem esse nome devido a um ilustre cliente de um restaurante

Se você está indo para o Rio de Janeiro e não é nem mesmo vegano, nem vegetariano precisa, por via de regra, experimentar o bife Oswaldo Aranha.

A sua história é tão eloquente quanto o sabor especial desse prato. O ministro Oswaldo Aranha que dá nome ao prato costumava frequentar o Cosmopolita um restaurante que funciona até hoje no Rio, na região da Lapa.

No Cosmopolita Aranha pedia costumeiramente o seu bife coberto por alho frito, acompanhado de uma porção de batata portuguesa, arroz e farofa.  

O prato acabou caindo no gosto dos frequentadores do local e hoje é um dos pratos mais típicos da culinária carioca e que todo turista que está de passagem pelo Rio deve experimentar.

Picadinho

O picadinho é marca figurinha carimbada no Rio, principalmente para quem pede marmitex. 

Os alimentos que acompanham o picadinho podem variar bastante. Tudo depende sobretudo do restaurante que você escolher.

O que não pode faltar sem dúvida alguma é o arroz, a farofa e a banana a milanesa. Em alguns locais você ainda vai encontrar o prato enriquecido com ovo, que pode ser tanto de galinha quanto de codorna.

E se eu não puder sair do hotel?

Não se preocupe! Se você quer conhecer os principais pratos tipicamente cariocas, mas não pode sair do hotel ou não consegue se deslocar até os restaurantes que produzem essas deliciosas receitas, você pode pedir tudo pelo aplicativo ou site do Rappi Delivery no Rio de Janeiro.

O Rappi é um aplicativo de delivery que entrega os mais diversos produtos. Como a própria empresa define, “entregamos qualquer coisa”.

Com o Rappi, mesmo que você não consiga fazer o seu roteiro gastronômico do jeito tradicional, você pode receber todos os pratos no hotel, sem precisar de deslocar.

Gostou de saber mais sobre os principais pratos tipicamente cariocas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *