Como fazer sabão caseiro com óleo usado

Como fazer sabão caseiro com óleo usado

Você sabia que dá para fazer sabão caseiro com aquele óleo usado que você jogaria na pia?

Algo muito prejudicial ao meio ambiente é realizar o descarte de óleo usado pelo ralo. Estima-se que um litro de óleo contamina em torno de UM MILHÃO de litros de água.

Então aproveite essa dica de cozinha para aprender como reaproveitar o óleo que sobra daquela batata frita que você fez para o almoço.

Para preparar sabão em barra com óleo você irá precisar de:

  • 5 litros de óleo de cozinha usado e coado (remova os resíduos);
  • 1kg de soda cáustica (sempre tome cuidado ao manipular e evite contato com a pele e olhos);
  • 5 litros de água fervendo;
  • 1 balde de plástico grosso e resistente;
  • Para moldar o sabão, separe bandejas de plástico, assadeiras de metal ou recipientes no formato que desejar forrados com papel manteiga.
Veja como fica o sabão caseiro feito com óleo

Aprenda passo-a-passo como fazer sabão em barra com óleo usado

Adicione toda a soda cáustica em um balde e derrame água fervendo aos poucos enquanto mexe com um cabo de vassoura (sempre com muito cuidado) até que a soda se dissolva completamente.

Em seguida, acrescente o óleo usado e coado e continue misturando continuamente sempre no mesmo sentido para evitar que o sabão caseiro coalhe.

Continue até que esteja com uma consistência pastosa e coloque nos moldes. Deixe descansar por 24 horas até que fique seco e em ponto de cortar no tamanho que você preferir.

Se ligue!

Não use soda cáustica em excesso para evitar irritações na pele.

Para guardar o sabão em barra caseiro, prefira embalagens com tampa para evitar contato o ar.

Essa receita rende bastante então você pode usar essa dica para ganhar dinheiro extra ou mesmo presentear amigos e familiares.

5 Comentários

  1. Mary

    junho 7, 2020 at 12:12 pm

    Eu amém a dicas

    Responder
  2. Vanda Kemp

    julho 13, 2020 at 7:46 pm

    E detergente e sabão líquido, você sabe fazer? Vou dar a receita para quem não sabe. Primeiramente coloque todos os aparatos de proteção: máscaras, luvas, blusa de mangas compridas, calça comprida e botas para proteger os pés e óculos para proteger os olhos.
    Em um balde com capacidade para + ou – 15 coloque 10 litros de água fria e reserve. Em uma vasilha menor coloque 400 ml de água fria e dissolva nela 200 g de soda em escamas, 99%. Despeje a soda sobre a água e nunca o contrário. Pode fazer isso com uma certa antecedência ou espere alguns minutos a soda derreter, evitando os vapores que sai da soda, mexendo com uma colher de cabo comprido, um pedaço de cabo de vassoura ou o que tiver em casa. Reserve.
    Na tigela da sua batedeira de bolo, coloque 1 litro de óleo de fritura, bem filtrado com antecedência e 100 ml de água sanitária de qualquer marca e bata um pouco. Isso é pra deixar seu sabão líquido/detergente bem clarinho. Desligue a batedeira, junte 1 litro de etanol (álcool de posto) ligue novamente e vá juntando, em quanto bate, a soda dissolvida reservada, bem devagar. Se colocar muito de uma vez ele ferve, sobe e derrama todo da vasilha. A mistura vai mudando de cor, ficando semelhante um guaraná ou Coca-cola. Quando começar a criar uma película semelhante a uma nata, desligue a batedeira e despeje todo o conteúdo no balde com água, reservado mexendo bem. Nesse ponto divida o conteúdo em duas partes. Com o que você for usar pra lavar roupas, pode acrescentar essência floral, , se quiser mais grosso pode juntar uma colher de barrilha leve ou bicarbonato de sódio, anilina própria para alimentos, a seu gosto. Ou pode usar assim mesmo, sem acrescentar nada. Pode ser usado logo, para lavar roupas encardidas ou piso. Na parte que você vai usar como detergente, dissolva um copo (150ml) de açúcar dissolvido em um copo de água, ferver e esperar esfriar. Se quiser juntar corante, essência de limão ou outra, bicarbonato, etc. fique a vontade. Aconselho a esperar uma semana para usar o detergente. O açúcar vai se transformar em glicerina e não ataca suas mão. Penso que nesse tempo de pandemia, quando o dinheiro está escasso, devemos aproveitar tudo oque temos à disposição, ensinando ao maior número de pessoas possível para poder aliviar nossas despesas. Como eu não sei abrir uma página minha, resolvi mandar pra você a receita e cumprir com a minha obrigação de cristã: “Fazei aos outros o que você gostariam o que fizessem a ti”… Me perdoe ter usado sua página?

    Responder
    • Receitas Agora

      julho 13, 2020 at 11:23 pm

      Eu que agradeço a colaboração. Nosso site fica muito melhor com a participação de vocês!

      Responder
  3. Vanda Kemp

    julho 13, 2020 at 7:49 pm

    Obrigada…

    Responder
  4. HIGOR DOS SANTOS MENDONCA RODRIGUES

    agosto 11, 2020 at 3:07 pm

    Adorei muito as dicas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *