Receitas Agora > Dicas de cozinha > Por que o bolo sola? Bolo solado nunca mais

Por que o bolo sola? Bolo solado nunca mais

Por que o bolo sola? Bolo solado nunca mais

Não é nada bom comer um bolo com a massa dura, murcho, as vezes molenga. Mas você sabe porque o bolo sola?

A primeira parte da solução do problema é entendê-lo.

O bolo sola quando não ocorre a devida fermentação e havendo pouca produção de dióxido de carbono que deixa o bolo com aspecto duro e murcho.

Então para ter sempre um bolo leve e fofinho veja essas dicas a seguir.

Veja o que evitar para não solar seu bolo

Fermento velho, vencido.

Tenha certeza que o fermento não está vencido. Para testar se o fermento está dentro da validade coloque um pouco do fermento em uma pequena poça de água em uma superfície e observe se ele irá borbulhar, isso quer dizer que está pronto para o uso.

Ingredientes em quantidade erradas

Lembre-se! Um bolo é pura química e por isso toda a fórmula deve ser seguida à risca. Isso não serve apenas para evitar solar o bolo, mas também para garantir que fique saboroso. Então não deixe de medir certinho cada um dos ingredientes da receita.

Abrir o forno no momento errado

Bolo no forno

Abrir a porta do forno no momento errado faz o bolo solar ao interromper a expansão do ar da massa antes de estar totalmente assada. Espere no mínimo metade do tempo recomendado para poder abrir e olhar se o bolo já está assado.

Temperatura errada

Outra falha importante comum é deixar o forno em temperatura muito baixa prejudicando o crescimento da massa.

Maneira de misturar a massa do bolo

Misturar com muita força a massa pode fazer com que as bolhas de ar que estão na mistura sejam destruídas, principalmente em receitas que utilizam claras em neve. Dê preferência para bater a massa usando uma espátula ou uma colhe de pau ao invés da batedeira, sempre tomando cuidado com o uso excessivo da força.

Seguindo essas dicas com certeza você nunca mais terá que jogar fora um bolo solado. Aproveite e utilize com algumas receitas de bolos disponíveis no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *