Receitas Agora > Dicas de Saúde > 12 alimentos naturais para aumentar a imunidade

12 alimentos naturais para aumentar a imunidade

12 alimentos naturais para aumentar a imunidade

Quando nosso organismo reage e nos defende de agentes invasores como vírus, fungos ou bactérias chamamos essa capacidade de imunidade. Se essas defesas estiverem baixas, ficamos expostos a toda a sorte de infecções como gripes e viroses, como o coronavírus, por exemplo. Por isso é sempre importante buscarmos formas de aumentar a imunidade.

A alimentação é um grande aliado para fortalecer a imunidade, não apenas para momentos caóticos como esse, mas também para os dias normais. Existem alimentos ricos em minerais, vitaminas e outras substâncias que ajudam especialmente nosso sistema imunológico.

Com uma alimentação variada e rica em frutas e vegetais é possível garantir uma melhora nas defesas do nosso corpo.

Divida o consumo em cinco porções por dia, três delas de frutas e as outras duas de vegetais para aumentar a imunidade do seu organismo.

O alho é um alimento que ajuda aumentar a imunidade do organismo

Veja a seguir uma lista de alimentos que irão contribuir com a sua imunidade:

Alho para fortalecer seu sistema imunológico

O alho é um alimento muito rico em vitaminas A, C e E.

Ingrediente muito usado para dar sabor aos pratos, o alho tem a capacidade de ajudar a diminuir secreção nos pulmões o que o torna muito eficiente contra tosse e bronquite. Seu consumo é muito comum junto a antibióticos. O alho tem uma grande capacidade para fortalecer o sistema imunológico.

Cebola para deixar seu organismo mais resistente

Você já ouviu falar em alicina? Ela é uma substância anti-inflamatória, antiviral, antiparasitária, antibacteriana e antifúngica e a cebola está cheia de alicina e outras substâncias com propriedade parecida.

Além de todos esses atributos ela ainda ajuda a reduzir os riscos de diversos tipos de câncer. A cebola é um ótimo ajudante para mandar para longe gripes, resfriados e outros tipos de infecção.

Geleia real para aumentar a imunidade

A composição química da geleia real é o que a torna um superalimento para aumentar a imunidade. Formada por fitoquímicos e antioxidantes o consumo da geleia real em jejum traz benefícios para o sistema imunológico por conter altas quantidades de vitaminas, principalmente as vitaminas C e do complexo B.

Própolis para fortalecer o sistema imunológico

Lembra de quando sua avó mandava você usar própolis quando estava com dor de garganta? Pois é, eu usei e uso até hoje. O que eu não sabia é que além desse benefício o própolis é composto de proteínas que conseguem alterar e regular o sistema imunológico e também é antibacteriano e antiviral.

Óleo de coco

Os ácidos (ácido láurico e ácido cáprico) presentes no óleo de coco tem propriedades que permitem ativar o sistema imunológico contra fungos, bactérias e vírus.

O óleo de coco também contribui de forma indireta atuando na melhora da função intestinal ao contribuir para a eliminação de bactérias ruins do trato do intestino.

Lichia

Fruta originária da China, a lichia é grande fonte de vitamina C e como sabemos essa vitamina está diretamente ligada ao combate a gripes e resfriados. Outra característica que garantiu uma vaga na nossa lista é a presença das antocianinas na lichia que possuem função farmacológica importante contra diversas enfermidades, desde doenças cardiovasculares a uma simples imunidade baixa ou alergias.

Frutas cítricas contra imunidade baixa

Frutas como laranja, acerola, kiwi, tomate (sim tomate é uma fruta) são ricas em vitamina C, antioxidante que contribui para o aumento do imunidade dos corpo humano.

Vegetais verdes escuros para aumentar a imunidade

Vegetais verdes escuros ricos em ácido fólico ou vitamina B9

Couve, espinafre, rúcula, agrião, brócolis são ricos ácido fólico (vitamina B9). Essa vitamina auxilia na composição de glóbulos brancos que são as células responsáveis pela defesa do nosso corpo. O ácido fólico também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shitake) e a carne de fígado.

Saiba mais: Receita de suco para aumentar a imunidade

Alimentos ricos em zinco

O zinco age diretamente no funcionamento dos linfócitos, células de defesa do nosso organismo, trazendo um aumento na imunidade do organismo.

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são alimentos ricos em zinco.

Oleaginosas contra envelhecimento da célula

Além de zinco citado no parágrafo acima, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (como os de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela beneficia, principalmente pessoas com idade mais avançada, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Tomate

Recomendado no combate a doenças cardiovasculares, o tomate é rico em uma substância carotenóide chamada licopeno que atua removendo radicais livres evitando o envelhecimento celular e por consequência diminuindo as chances de desenvolver doenças.

Iogurte

O bom funcionamento do intestino é necessário para absorção adequada de micronutrientes equilibrando todo seu organismo, inclusive o sistema imunológico.

Consumir iogurte com frequência contribui para recompor as bactérias da flora intestinal, os probióticos. Esses guerreiros combatem corpos estranhos e bactérias que causam desequilíbrio no trato intestinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *