Tudo sobre Levain e como começar a fazer “do zero”

Tudo sobre Levain e como começar a fazer “do zero”

Você sabe o que é levain? Então, o levain (pronuncia-se “levãn”) é um fermento natural. Ao substituir o fermento biológico pelo natural, você verá que fará uma grande diferença em suas receitas. Pois seu sabor é incomparável. Além disso, a sua digestão é mais fácil por causa da sua fermentação mais lenta.

Ao contrário do que muitos pensam, esta técnica não é atual. Sua origem tem relação com o início da agricultura. Pois somente há quase 200 anos que o fermento industrializado foi desenvolvido. E, portanto, passou a ser muito utilizado nas receitas.

Mas, por ele ter várias vantagens, o levain é o mais aconselhável a ser empregado em suas receitas culinárias. Por isso, aprenda a fazer seu próprio levain a partir da estaca zero. Bem como alimentá-lo e onde comprar. E por fim, veja algumas receitas onde poderá empregá-lo.

Pão preparado com levain

Como fazer seu levain do zero

O levain é um fermento natural feito apenas com farinha de trigo e água. Algumas pessoas utilizam também mel e frutas. Mas isso serve para ajudar a acelerar o processo de fermentação natural. Não é algo obrigatório!

Modo de preparo:

1º Dia

Coloque em um recipiente, 50g de farinha de trigo e 50ml de água filtrada. Logo após, misture os elementos até que fique homogêneo. E deixe a massa descansar em um recipiente fechado até o outro dia.

2º Dia

No dia seguinte, verifique se seu levain está com “bolhinhas” e se a massa está em evolução. Depois disso, mexa-o com uma colher, para que o ar entre em contato com as leveduras. E da mesma forma, feche o seu recipiente e espere até o outro dia para começar a alimentação do levain. Ou seja, você só começa a alimentá-lo no terceiro dia.

3º Dia

O seu levain deverá estar com mais “bolhas” do que o dia anterior. Mexa-o bem e se precisar mudar para um recipiente maior, este é o momento. Pois a massa tende a crescer conforme o tempo. Para a alimentação do levain, misture-o com 30g de farinha de trigo e 30ml de água. Se quiser, pode colocar também meia colher de chá de mel. Logo que dizer isso, misture-o muito bem e deixe descansar até o próximo dia.

4º Dia

Você não precisará alimentá-lo. Apenas observar se a textura está um pouco diferente, com “bolhas” e se está em evolução. A fim de que você possa ver tudo isso, mexa o seu fermento natural para que o oxigênio entre em contato com as leveduras. E deixe descansar até o próximo dia.

5º Dia

Observe como está a sua massa. Ou seja, se ela está com bolhas. E acrescente 50g de farinha de trigo e 30ml de água. Misture muito bem até o levain fique homogêneo. Depois disso, é só esperar o dia seguinte para a próxima alimentação.

6º Dia

Descarte a metade do seu fermento natural. Isto é, a partir deste momento você irá manipular apenas a metade do seu levain. Acrescente ao seu fermento natural 75g de farinha de trigo e 30ml de água e misture. Dessa maneira, irá perceber que a massa estará bem seca.

Por isso, você poderá modelar com a mão e formar uma bola com ele. Depois disso, coloque-o em um recipiente limpo que deve ser coberto. E deixe descansar por mais um dia.

7º Dia

Com toda a certeza a “bola” de levain mudou de textura. Você precisará apenas de 100g dessa mistura. Logo, a outra parte irá descartar. Após separar 100g do levain, adicione 200ml de água e 300g de farinha de trigo. Misture bem até ficar homogênea. Da mesma forma que os outros dias, coloque a massa em recipiente com tampa. E deixe-a crescer apenas por 8 horas.

Quando se passar 8 horas, coloque-o na geladeira para que dê uma desacelerada na fermentação. E no dia seguinte, estará pronta a fim de que possa realizar sua receita.

Onde comprar levain

Há lugares especializados onde você pode comprar alimentos feitos com levain.

Leveda Padaria Natural
Rua Presidente Antônio Cândido, número 305 – Alto da Lapa, São Paulo – SP, CEP: 05083-060

Levain Bakery Rio
Os pães são feitos por encomenda e fica no estado do Rio de Janeiro. Onde também é realizado o curso para quem quer aprender mais sobre o levain.
WhatsApp: (021) 993208401

Fortunatti – Pães de Fermentação Natural
SCLN 406, bloco B loja 24, subsolo. Brasília – DF
Encomendas em: (061) 99936797

Onde comprar levain na internet

Não são muitos os locais que vendem o levain online, mas é muito fácil de encontrá-lo com alguns vendedores no Mercado Livre.

Receitas para usar o levain

Você pode fazer qualquer receita que leve fermento, com o seu levain. Por isso, deixo aqui algumas sugestões.

Pão Sovado com Levain

Ingredientes

  • 200g de levain
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 de colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 100ml de leite
  • 100ml de água
  • De 3 a 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 ovo

Modo de Preparo

  1. Antes de mais nada, misture os ingredientes com seu levain. Coloque a farinha de trigo aos poucos. E sove a massa. Deixe-a crescer por 2 horas.
  2. Logo após, com ajuda de um rolo, abra a sua massa e modele o pão em pequenos rolinhos.
  3. Coloque na forma previamente untada e deixe fermentar de novo até que dobre de volume. Esse procedimento pode levar de 4 horas a 8 horas a fim de que a massa cresça.
  4. Faça um aquecimento prévio do seu forno a 200ºC. E asse seu pão em torno de 40 a 45 minutos ou até que veja que já está bem dourado. Assim que saírem do forno, pincele-os com manteiga.

Bolo de Chocolate com Levain

Bolo de chocolate com levain

Ingredientes

  • 1/2 xícara de levain
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 6 colheres de sopa de achocolatado

Modo de Preparo

  1. Misture o seu levain com a farinha e o leite até ficar homogêneo. E deixe descansar por cerca de 2 horas.
  2. Bata o ovo com o açúcar até ficar cremoso e adicione os demais ingredientes.
  3. Quando já estiver tudo incorporado, acrescente a essa mistura o fermento natural que você tinha posto para descansar. Misturando até que a massa fique homogênea.
  4. Transfira a massa para uma forma de furo central, previamente untada e enfarinhada. Faça um aquecimento prévio do seu forno a 200ºC.
  5. Leve a massa para assar por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar.

Agora que você sabe o que é levain e como fazer o seu fermento natural. Prepare uma dessas receitas incríveis que mostrei. Coloque suas mãos à obra e se delicie nessa aventura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *