Tempo de Preparo
60
Serve
10
Dificuldade
média
Preparo
assar
Uma deliciosa receita de Arroz festivo natalino, perfeita para celebrar as festas de fim de ano. O arroz é combinado com frutas, legumes e um refogado saboroso, finalizado com queijo derretido. Surpreenda seus convidados com essa opção festiva e saborosa!
INGREDIENTES
7 xícaras de arroz (cozido)
1 e 1/2 colher (de sopa) de margarina
300g de ameixas pretas sem caroços (picadas)
250g de passas sem caroços
75g de damascos (picados)
2 cenouras (picadas em cubinhos)
2 e 1/2 maçãs verdes (picadas em cubinhos)
3 colheres (de sopa) de óleo
1 e 1/2 cebola ralada
700g de tomates sem peles e sementes
400g de palmito (um vidro) picado
200g de ervilhas (uma lata)
150g de azeitonas verdes (ou pretas) picadas
250g de presunto cortado em tirinhas
– Sal
– Salsa e cebolinha verde à gosto
– Queijo ralado grosso (provolone ou muçarela)
MODO DE PREPARO:
- Cozinhe o arroz temperado, como se faz normalmente, mas sem usar alho. Reserve.
- Leve uma panela ao fogo com a margarina e refogue as ameixas, as passas, os damascos, e as maçãs, depois de previamente picados. Não coloque sal. Reserve.
- Em outra panela, refogue no óleo, a cebola, os tomates, as ervilhas, o palmito, as azeitonas (tudo previamente picado) e por fim o presunto cortado em tirinhas. Desligue o fogo e acrescente a salsa e cebolinha. Reserve.
- Coloque em camadas, num refratário, o arroz, as frutas, o refogado salgado; arroz, frutas, refogado até terminar as camadas.
- Ponha o queijo ralado (pode ser os dois misturados) sobre a última camada e leve ao forno (para derreter o queijo).