Como conciliar a vida corrida, cheia de compromissos e ao mesmo tempo cuidar da nossa alimentação? É o que pretendemos responder a seguir.

Você sabia que o congelamento de alimentos é uma técnica muito eficaz de conservação? Além de economizar tempo, dinheiro, você vai ter uma alimentação saborosa e saudável todos os dias. Entretanto, é necessário que saiba fazer de forma correta para que os alimentos mantenham seu valor nutritivo.

Para o congelamento correto dos alimentos é preciso atenção em três etapas principais: O congelamento, a estocagem e o descongelamento

Dicas de cozinha

PRIMEIRA ETAPA: CONGELAMENTO

Preste atenção na velocidade do congelamento, quando ocorre rapidamente a formação de pequenos cristais de gelo garante que a aparência do produto seja similar ao o produto não congelado.

Dicas de cozinha

SEGUNDA ETAPA: ARMAZENAMENTO

Nunca congele em tigelas plásticas, por que são produzidas a partir de uma substância chamada Bifenol A, seu contato com os alimentos libera toxinas, que é potencializada com o calor no momento do descongelamento. O ideal são os potes de vidro.

Dicas de cozinha

TERCEIRA ETAPA: DESCONGELAMENTO

Descongele naturalmente, de preferência sob refrigeração. Tire do freezer ou do congelador e coloque na parte de baixo da geladeira, isso impede que seu alimento se contamine com microrganismos, perca proteínas, oxide ou ocorra mudanças de volume. Tendo em vista que alguns alimentos não podem ser congelados novamente (alimentos crus), coloque etiquetas identificando o que tem nos potes ou nos saquinhos, a data do preparo e o prazo de validade.

Veja o artigo completo no site e aprenda como: COMO CONGELAR BANANA COMO CONGELAR ABACATES COMO CONGELAR MORANGOS COMO CONGELAR LEGUMES E VERDURAS COMO CONGELAR COUVE-FLOR E BRÓCOLIS COMO CONGELAR ESPINAFRE