Como congelar legumes, verduras e frutas e conservar esses alimentos

Como congelar legumes, verduras e frutas e conservar esses alimentos

Uma alimentação saudável é aquela a qual garante que seu organismo esteja recebendo os nutrientes que ele necessita, ao contrário que muitos pensam, não é cheia de restrições, mas é preciso pensar em variedade, quantidade, equilíbrio e na segurança dos alimentos que ingerimos. 

A má alimentação pode acarretar uma série de problemas de saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão, desnutrição dentre outros. Quando ingerimos uma refeição balanceada, rica em nutrientes, garantimos que nosso corpo funcione de forma adequada. Vocês já ouviram a frase: “Somos o que comemos”?

Aprenda como congelar legumes, verduras e demais vegetais a seguir

Legumes, frutas e verduras congeladas

A grande questão: Como conciliar a vida corrida, cheia de compromissos e ao mesmo tempo cuidar da nossa alimentação? É o que pretendemos responder a seguir.

Você sabia que o congelamento de alimentos é uma técnica muito eficaz de conservação? Além de economizar tempo, dinheiro, você vai ter uma alimentação saborosa e saudável todos os dias. Entretanto, é necessário que saiba fazer de forma correta para que os alimentos mantenham seu valor nutritivo.

Para o congelamento correto dos alimentos é preciso atenção em três etapas principais: O congelamento, a estocagem e o descongelamento. Aprendendo essas três etapas e entendendo que cada alimento tem uma forma específica de congelamento você garantirá uma variedade muito boa de alimentos para consumir e ainda terá uma boa saúde, pensando sempre que seu bom desempenho na realização de suas atividades dependerá disso.

Primeira etapa: Congelamento

Prestar atenção na velocidade do congelamento, quando ocorre rapidamente a formação de pequenos cristais de gelo garante que a aparência do produto seja similar ao o produto não congelado.  

Segunda etapa: Armazenamento

Nunca congele em tigelas plásticas, por que são produzidas a partir de uma substância chamada Bifenol A, seu contato com os alimentos libera toxinas, que é potencializada com o calor no momento do descongelamento. O ideal são os potes de vidro.

Terceira etapa: Descongelamento

Descongele naturalmente, de preferência sob refrigeração. Tire do freezer ou do congelador e coloque na parte de baixo da geladeira, isso impede que seu alimento se contamine com microrganismos, perca proteínas, oxide ou ocorra mudanças de volume.

Tendo em vista que alguns alimentos não podem ser congelados novamente (alimentos crus), coloque etiquetas identificando o que tem nos potes ou nos saquinhos, a data do preparo e o prazo de validade.

A grande dúvida é no congelamento de vegetais, legumes e frutas, uma vez que costumam perder a textura e o sabor. Então vamos tratar deles.

De forma geral, as frutas devem ser congeladas sem casca, sem caroço, e em pequenos pedaços, se for para suco, amassar e congelar em forminhas de gelo. Duram até um ano no congelador. Vale ressaltar, que as frutas precisam ser bem lavadas antes do processo de congelamento, inclusive a casca para não contaminar o interior do fruto ou legume.

Como congelar banana

Como Congelar bananas
Como congelar bananas – Imagem:  freefoodphotos.com

Você pode fazer de duas formas: Em saquinhos próprios para congelamento ou em caixinhas forradas com papel manteiga (facilita na hora de retirar) . 

Corte as bananas em rodelas, coloque-as em uma travessa forrada com papel manteiga, garantindo que elas fiquem separadas e adicione suco de limão sobre elas, isso vai garantir que elas não fiquem escuras. Quando ficarem bem firmes, se quiser, coloque-as dentro dos saquinhos de congelamento. Atenção para higienização das mãos, o interessante é usar luvas no manuseio. 

Como congelar abacates

Aprenda a congelar abacates – Imagem:  freefoodphotos.com

É muito simples: Primeiro lavar a fruta com casca, corte ao meio, remova a casca e corte em fatias ou em cubinhos, separe as porções que você vai consumir por vez, em seguida passe suco integral de limão, para que não oxide, guarde-os em saquinhos próprios para congelamento, retirando todo ar, você pode fazer isso com canudos. Mas se quiser congelar a polpa é só amassar com um garfo, misturar com suco de limão integral, pôr em forminhas de gelo e quando tiver congelados transfira para saquinhos herméticos. 

Como congelar morangos

Separe as frutas que estejam em bom estado, sem mofo ou descoloridos, coloque-as em imersão em um litro de água com uma colher de hipoclorito de sódio sem talos e sem folhas. Deixe por alguns minutos, escorra-as e seque-as bem, jamais coloque-as úmidas para congelar! Em um recipiente de vidro coloque os morangos com um espaço de uma fruta para outra, deixe no congelador por seis horas, em seguida, retire-as e ponha nos saquinhos próprios para o congelamento e volte ao congelador, não esqueçam de tirar o ar.  Podem ser utilizadas por até um ano. Atenção! Ao descongelar os morangos estarão em excelente estado, porém perdem um pouco a textura. 

Como congelar legumes e verduras

O congelamento é uma boa alternativa para guardar alimentos por mais tempo e manter seus nutrientes, para isso é necessário que observe cada etapa. Os legumes duram em média 6 meses e os temperos como alho e cebola um mês.

Como congelar couve-flor e brócolis

Primeiro você deve higienizá-los, deixar de molho em água com vinagre, em seguida, retirar as partes que não estão boas, no caso dos brócolis, são as partes que estão ficando amareladas. O próximo passo é o branqueamento (choque térmico). 

Coloque numa panela a água para ferver, em seguida vá colocando os legumes, deixe por um minuto. Prepare uma bacia com água e bastante gelo. Passado um minuto escorra e despeje na bacia com gelo, tem que ter água suficiente para cobrir, deixe por um minuto, escorra e seque com o papel toalha. 

Por fim, coloque as porções quantidade suficiente para ser consumido na sua refeição em saquinhos próprios para congelamento ou em potes de vidro. 

Todo o processo vale também para a folha de couve verde, neste caso o saquinho precisa ficar sem ar dentro, isso impede a proliferação de micro organismos. Vale lembrar, os vegetais não podem ser congelados novamente, assim, separe a porção que você irá consumir de uma só vez. 

Como congelar mandioca (aipim, macaxeira)

Segue o mesmo processo de higienização, essa parte é muito importante, em seguida, corte-as em pedaços descascados e lavados, coloque-as em sacos próprios para congelamento. Na hora de usar, retire-as do congelador diretamente para panela de pressão, não deixe descongelar, por que perde a textura e o sabor.

Como congelar espinafre

Inicialmente separe os caules grossos das folhas, lave-as com bastante água, descarte as folhas que estiverem em mau estado. 

Em seguida, coloque uma panela com água e uma pitada de sal, quando ferver, adicione os espinafres e deixe cozinhar por 3 minutos, escorra-as e coloque-as em água fria com gelo (processo de branqueamento).

Escorra e esprema bem para que libere toda a água. 

Ponha as folhas em cubos de gelo e leve para congelar, quando estiverem firmes, retire-as, separe as porções em sacos de congelamento e deixe no freezer ou congelador por até 3 meses.  Para usar o espinafre congelado, basta remover a porção e adicionar diretamente na panela ou no preparado. 

Como congelar milho verde e ervilha fresca.

Antes de mais nada quero dizer que você pode congelar a espiga inteira, entretanto trago uma ideia muito prática, até porque as espigas ocupam muito espaço. Veja a seguir:

Primeiro retire as folhas e os cabelinhos da espira, use uma escola de dente nova para ajudar a limpar bem. Com a faca retire todos os dentes de milho. 

Em seguida coloque água com sal para ferver, faça com uma panela grande, quando a água estiver fervendo adicione os grãos de milho e deixe por 3 minutos. Escorra e coloque-os em água gelada. Escorra-os e deixe secar. 

Depois de seco coloque os grãos em uma assadeira de modo que fiquem bem espalhados, leve ao congelador por 4 horas. Retire-os e armazene em potes de vidro com tampa (pode ser os de conserva vazios) ou em saquinhos próprios para congelamento. 

A ervilha fresca segue o mesmo processo. 

Há duas maneiras de descongelar: se for cozinha-los podem ir diretamente para o fogo, se for usar os grãos para receitas que não vão ao fogo transfira para geladeira e deixe descongelar. 

Como congelar quiabos

O sucesso do congelamento começa na escolha dos quiabos, escolha os mais frescos possíveis, em seguida lave-os bem em água corrente, faça isso com cuidado, por que é um vegetal muito frágil. Corte os talos e as pontinhas.

O próximo passo é colocar água para ferver em uma panela grande em fogo alto. Coloque os quiabos em água fervente para os maiores 4 minutos e para os menores 3 minutos. É muito importante separá-los para que fiquem com a mesma textura. Retire-os com uma escumadeira.

Esse processo é extremamente importante pois mata as enzimas que fazem com que continuem amadurecendo. Se não fizer o escaldamento quando descongelar os quiabos ficarão moles e sem sabor.  

Em seguidas mergulhe-os na água com gelo os maiores por 4 minutos e os menores por 3 minutos. Retire-os e deixe-os secarem.

Depois de secos você pode picá-los ou congelar inteiros em sacos próprios para congelamento. Quando for usá-los não precisa descongelar, eles vão direto para panela. 

Como congelar batata

A primeira coisa que você precisa saber sobre congelamento de batatas, é que não se aconselha congelá-las cruas, elas ficam escuras e esfareladas.

A escolha do tipo de batata é muito importante, opte pelas de casca rosada (conhecida como batata Asterix), pois possuem menos água e congela muito melhor. Ideal para fritar e fazer purê. 

Lave bem, descasque-as e corte em tiras 2 cm de espessura, em seguida coloque-as em água fervente com uma colher de chá de sal (a gosto) e deixe por dois minutos, escorra e coloque em água gelada até as batatas esfriarem por completo. 

Seque-as completamente, besunte com azeite e ponha-as em uma assadeira sem que umas não sobreponha as outras, leve ao freezer por 4 horas, depois retire-as e coloque nos saquinhos específicos para congelamento. 

Para fritá-las é só jogar no óleo quente, mas se quiser fazer um purê, retire-as do congelador e ponha diretamente na panela com água quente para concluir o processo de cozimento. 

Agora que você já sabe como se dá o processo de limpeza e escaldamento, mais algumas dicas com outras verduras e legumes:

Cebola e salsinha – lavar e picar

Manjericão – escaldar

Cenoura e pimentão, vagem – lavar, cortar e escaldar

Batata doce, abóbora e mandioquinha – lavar, cortar e escaldar

Tomate – lavar 

Beringela – lavar e escaldar

Beterraba – lavar e escaldar

Abobrinha e nabo – lavar, cortar e escaldar. 

Sempre fique atento a qualidade dos produtos, a higiene no processo de congelamento, lembrem-se de secar tudo, não deixar ar nos saquinhos, identificar os alimentos com etiquetas, contendo a especificação e a data de validade.  Bom apetite!

Gostou dessas dicas? Veja outras dicas que temos para você:

Como deixar o pano prato branco facilmente

12 Alimentos naturais para aumentar a imunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *