Papel alumínio x papel filme: como usá-los na cozinha

Papel alumínio x papel filme: como usá-los na cozinha

Se você gosta de cozinhar, então precisa saber como usar papel alumínio x papel filme na culinária. Afinal, esses dois itens são necessários na cozinha, mas em funções bem diferentes.

No momento atual, com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas têm procurado algum tipo de hobby ou atividade que ajude a matar o tempo e que elas possam se divertir enquanto fazem.

Uma das soluções é cozinhar (especialmente fazer pães, o que virou uma espécie de moda no país inteiro). Portanto, é importante saber mais sobre o assunto, como as diferenças entre papel alumínio x papel filme na culinária.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como escolher entre papel alumínio x papel filme na culinária?

O primeiro ponto a ter em mente em relação aos dois materiais é que eles devem ambos ser usados na culinária, mas em momentos diferentes. Isso porque, por exemplo, um deles pode ir no forno, enquanto o outro não.

Por terem funções diferentes, você deve ter os dois em casa, mas usará apenas em certos estágios da produção de alimentos.

Quando usar o papel filme?

O papel filme produzido por empresas como a GR Stretch é um material que não lida muito bem com o calor e, portanto, não deve nunca ser levado ao forno ou ao microondas.

Portanto, ele não deve ser nunca usado na produção de comida em si, uma vez que poderá derreter e fazer com que os alimentos percam a sua validade dentro do forno.

No entanto, o papel filme pode ser muito utilizado fora do fogão. Seu uso mais comum é na geladeira, quando precisamos armazenar alguma comida por algum tempo.

O papel filme permite que os alimentos conservem suas propriedades na geladeira, além de ajudar a conservá-los por mais tempo por não ser um espaço onde as bactérias podem se desenvolver.

Além disso, ele impede que as comidas fiquem com aquele “gosto de geladeira” tão característico de quando deixamos os alimentos abertos no eletrodoméstico.

Por fim, ele pode ser muito usado também na hora de abrir massas em um balcão. Ao colocá-lo no balcão, evita-se que a massa entre em contato direto com a superfície e, ao mesmo tempo, mantém o espaço mais limpo.

Quando usar o papel alumínio?

Já o papel alumínio, por sua vez, pode ser usado no fogão sem nenhum problema. Aliás, ele é altamente recomendado que seja usado em diversas receitas porque tem uma capacidade muito interessante.

O que o papel alumínio faz é criar uma barreira protetora que impede que os líquidos do alimento dentro do forno evaporem. Na prática, aquele vapor age mais ou menos como uma panela de pressão dentro do forno, mas em uma proporção muito menor.

Por causa disso, os alimentos ficam mais macios e prontos com menos tempo do que se estivessem no forno sem o papel alumínio. É por isso que muitas receitas de carne assada costumam indicar o uso do papel alumínio na hora de assar para deixar a carne mais macia. Caso você não tenha o material em casa, pode substituí-lo por alguns minutos na panela de pressão antes de colocar no forno.

Vale lembrar, no entanto, que você não pode usar o papel alumínio no forno microondas, ok? Apenas no forno do fogão, com calor a gás. Isso porque as ondas eletromagnéticas do equipamento não reagem bem com o material do alumínio e isso pode gerar acidentes sérios.

Pronto! Agora você já entendeu as diferenças de papel alumínio x papel filme na culinária e já sabe em quais ocasiões utilizar cada um deles. Portanto, é hora de colocar o conhecimento em prática!

Não esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos também vejam essas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *