Receitas Agora > Dicas de Saúde > Como fazer repelente caseiro com apenas 3 ingredientes

Como fazer repelente caseiro com apenas 3 ingredientes

Como fazer repelente caseiro com apenas 3 ingredientes

Existe coisa mais desagradável que mosquito?

Maruim, muriçoca, pernilongo, mosquito de pólvora e Aedes Aegypti , todos incomodam demais, este último tendo o agravante de transmitir dengue, zica e a chikungunya.

Em fevereiro de 2019 os casos de dengue aumentaram em 149% em comparação com 2018. Por este motivo o uso do repelente se tornou indispensável tanto para bebês, crianças quanto para nós adultos.

Os repelentes caseiros são uma ótima opção para manter essas criaturas indesejadas afastadas pois possuem um aroma que desagrada os mosquitos e não contém substâncias químicas tóxicas ao organismo em sua composição que estão presentes nos repelentes industrializados.

Veja a seguir algumas opções:

Aprenda a fazer um repelente caseiro para bebês e crianças

As crianças são os alvos preferidos dos pernilongos e mosquitos então é importante sempre mantê-las protegidas. Veja essa dica caseira bem simples de preparar.

Ingredientes

  • 1 embalagem 150 ml do emulsão hidratante Proderm para bebês;
  • ​1 colher de óleo essencial de alfazema.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha de vidro e misture bastante o conteúdo em seguida coloque novamente no frasco do hidratante.

Para usar espalhe nas partes expostas da criança, diariamente, de 6 a 8 vezes ao dia.

Dica: Use este preparado em conjunto com uma vela de citronela em cada cômodo da casa, isso irá manter os mosquitos afastados.

Como fazer repelente para adultos e mulheres grávidas com apenas 3 ingredientes

Essa combinação com cravo-da-índia é muito eficiente para afastar o mosquito da dengue. Essa receita é adequada para adolescentes e adultos e até mulheres grávidas. O cravo-da-índia é muito rico em um tipo de óleo chamado eugenol que tem propriedades inseticida e que repele mosquitos, moscas e formigas.

Apenas três ingredientes

  • 500 ml de álcool de cereais;
  • 10g de cravo-da-índia;
  • 100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer.

Como fazer

Coloque o cravo-da-índia em infusão no álcool em um frasco com tampa abrigado da luz por 4 dias. Mexa a mistura duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Feito isso adicione o óleo sacudindo ligeiramente para misturar. Coloque o repelente em um recipiente spray. Pronto! Agora é só aplicar sobre a pele.

Como usar o repelente caseiro

Aplique a mistura com o spray em toda região do corpo que possa ficar exposta a mosquitos. Repita a aplicação sempre que tomar banho, praticar esportes ou suar.

O efeito do repelente caseiro de cravo-da-índia dura em média 3 horas, depois deste período é recomendando aplicar novamente.

Você pode pulverizar também por cima da roupa tomando cuidado para não manchar (em alguns casos o ferrão do mosquito pode atravessar o tecido e chegar na pele).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *