Kombucha: o que é, benefícios e como fazer

Kombucha: o que é, benefícios e como fazer

O kombucha se trata de uma bebida fermentada originada do chá preto, que é adoçado e fermentado por bactérias benéficas e leveduras, sendo desse modo uma bebida que é capaz de fortalecer o sistema de defesa do organismo e de melhorar o funcionamento do intestino. O preparo dessa bebida se assemelha como a forma de preparo do kefir e do iogurte caseiro, porém, o leite é substituído pelo chá preto como principal componente.

O chá preto juntamente com o açúcar branco são os componentes fundamentais para a receita do kombucha, porém, pode-se usar ingredientes adicionais como as ervas, o chá de hibisco, o chá verde, de mate, e sucos naturais, ajudando na digestão. Possui apenas ingredientes naturais, porém, é importante ter cuidado com o consumo excessivo que pode ocasionar manchas nos dentes, e na incidência, você pode recorrer a um dentista para um clareamento dental.

O kombucha possui uma série de benefícios e possui diversas combinações, conheça mais sobre:

O Kombucha e seus benefícios

O kombucha possui características totalmente divergentes de cheiro e sabor, que se deve a sua combinação de ingredientes. Essa bebida é adaptável, podendo ser doce, amargo, leve ou alcoólico, se adaptando de acordo com sua preferência.

O kombucha tem uma grande quantidade de probióticos; como os lactobacilos vivos, trazendo uma série de benefícios intestinais. Outros benefícios são a sua alta concentração de vitaminas do complexo B e vitaminas C, e a sua potente ação antioxidante. Mesmo com todas as propriedades benéficas ao nosso corpo, é importante contatar um nutricionista antes de iniciar o consumo.

Como fazer kombucha em casa

A preparação do kombucha é semelhante ao kefir, uma vez que precisa de uma colônia selecionada de bactérias em boas condições, que são atuantes no processo de fermentação. Essas aromáticas, também chamadas de mãe do kombucha ou SCOBY (acrônimo para cultura simbiótica de bactérias e leveduras em inglês), são originadas por bactérias e leveduras que são semelhantes com os discos translúcidos e com a espessura mole.

SCOBY (acrônimo para cultura simbiótica de bactérias e leveduras em inglês)
SCOBY (acrônimo para cultura simbiótica de bactérias e leveduras em inglês)

A obtenção da kombucha é feita pela doação de um SCOBY saudável de uma pessoa que já consome e produz o kombucha. É essa a pessoa ideal para te dar as orientações e os cuidados ideais a serem prestados na confecção. A fermentação do kombucha é realizada pelo chá verde, mate ou preto, e é alimentada pelo acrescimento de açúcar na combinação, podendo ser tipo cristal, demerara, refinado. A quantidade de açúcar adicionada e a seleção do tipo do chá, é o que influencia o desenvolvimento das particularidades de cheiro e gosto.

Receitas com Kombucha

O kombucha, como dito, pode ser preparado com uma série de ingredientes e acompanhado com vários tipos de adicionais e combinações, veja a seguir duas receitas simples e que você pode fazer em casa:

Kombucha de Limão e Gengibre

Ingredientes:

  • 1,5L de kombucha
  • 3-5 rodelas de gengibre
  • suco de meio limão
  • garrafa pet de 1,5L

Modo de Preparo:

Adicione as rodelas de gengibre e o suco de limão na garrafa PET, logo após adicione o kombucha na garrafa, a encha por inteiro para que não fique ar contido. Após tampá-la, deixe a garrafa descansando de 3 a 7 dias, que é o tempo em que se desenvolve a nova fermentação, no geral, a bebida com sabor estará finalizada dentro de 5 dias. Entretanto, a bebida gera o gás de forma rápida e certos consumidores já se agradam com o sabor após 24h da segunda fermentação.

Kombucha de café

Modo de preparo

Prepare o café como lhe agrada e o deixe resfriando, logo, comece a preparação tradicional da kombucha, sobrepondo 200ml de café. Acrescente água até 500ml e a quantidade de açúcar de sua preferência. O café nessa receita atua substituindo o chá. Após passar por toda a fermentação, é só servir.

Para consumir o kombucha com outros sabores, bata a fruta adicional no liquidificador, coe e coloque juntamente com a base de kombucha, depois é só esperar pelos 5 dias da nova fermentação.

Onde comprar kombucha pronto?

Pelo seu ganho de popularidade, o kombucha já pode ser encontrado pronto, sendo encontrado em certos supermercados de grande porte. A compra do kombucha é uma alternativa simples e rápida para quem possui interesse nos benefícios da bebida, mas pela correria do dia-a-dia, não tem a oportunidade de prepará-la ou opta pela praticidade.

Você também pode encontrar o kombucha para comprar online no site da Yama Nutri (www.yamanutri.com.br)

Antes de consumir o kombucha, preparado de forma caseira ou comprado pronto, busque pela opinião de um nutricionista, uma vez que para iniciar o seu consumo deve se conhecer o seu organismo e prever a sua boa ou má aceitação do novo consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *