Blog Kit de acessórios para vinhos: como usar no dia a dia

Kit de acessórios para vinhos: como usar no dia a dia

calendar_today Publicado há 1 ano atrás
visibility 649 visualizações.
Kit de acessórios para vinhos: como usar no dia a dia

Um kit de acessórios de vinhos é aquele presente coringa e que não tem erro, seja para os veteranos nesse delicioso mundo dos vinhos ou para os apreciadores iniciantes, sendo até mesmo um item essencial em listas de casamentos.

No início pode parecer estranho, acessórios dos mais variados formatos e tipos fazendo com que a imaginação de quem se depara com esses elementos tenha dificuldade para identificar a função de cada um deles.

E as dúvidas surgem: como usar o kit de acessórios para vinhos? Qual é a função de cada uDm desses itens? Precisa mesmo de tantos acessórios?

Com tanta tecnologia nova a cada dia, toda hora surgem adaptações e aperfeiçoamentos dos acessórios já existentes. Pensando nisso, reunimos aqui alguns acessórios indispensáveis para os amantes de vinho e como usá-los no dia a dia.

Acessórios para vinhos: Saca rolhas

Foto de saca rolhas em T
Foto de saca rolhas em T

Vamos começar com esse acessório que é imprescindível.

Existem vários tipos de saca-rolhas, desde os que exigem força e técnicas até os elétricos. Como o próprio nome diz, o utensílio é utilizado para retirar as rolhas das garrafas de uma forma que elas não se despedacem e danifiquem o líquido. Existem algumas opções:

Saca rolhas em formato de T: ele forma uma espiral e o puxador tem formato de T, devendo ser puxado assim que toda espiral estiver dentro da rolha.

Saca rolhas em 2 fases: um dos mais utilizados em restaurantes e adegas de vinhos, pois faz a remoção da rolha em duas etapas. O seu ponto de apoio fica ajustado ao bico da garrafa.

Saca rolha de alavanca: a haste é de espiral também e com dois ‘braços laterais’ levantados. Ao trazer os braços para a posição original simultaneamente, a rolha é retirada.

Saca rolha pinça: esse é utilizado para abertura de vinhos guardados por muitos anos, onde há risco maior de a rolha esfarelar ou se quebrar.

Independente da sua escolha, não tente opções mirabolantes para abrir as garrafas, evitando assim quebrar o vidro e causar um acidente. E se possível, use os mais modernos que não exigem o uso da força. Caso não os encontre ou não se familiarize com esses utensílios, opte pelas garrafas de vinho com tampa de rosquear.

Acessórios para vinhos: Corta Cápsula

Cortador de cápsula para vinho
Cortador de cápsula para vinho

Antes da remoção da rolha, há a cápsula que envolve o bico e o pescoço da garrafa.

Em alguns vinhos em que a rolha é de cortiça, vemos que a cápsula possui pequenos furos, os quais servem para que entre uma reduzida quantidade de ar.

Para remover a cápsula, pode ser feito com uma faca ou até canivete, mas com o corta cápsulas, o corte será rápido, preciso, elegante e muito mais seguro.

Para usar o acessório que lembra uma ferradura, ele deve ser encaixado no bico, pressionado e girado.

Acessórios para vinhos: Aerador / Oxigenador

Aerador/Oxigenador para vinhos
Aerador/Oxigenador para vinhos

Esse acessório serve para expor de forma controlada o vinho ao oxigênio, para que os aromas sejam liberados.

O uso do aerador pode expor instantaneamente o vinho a um quantidade de ar considerável, melhorando a experiência da degustação de vinhos mais potentes e uma experiência melhor em vinhos mais jovens.

Acessórios para vinhos: Corta Gotas

Sommelier derramando vinho com corta gotas
Sommelier derramando vinho com corta gotas

Esse acessório simples e muito eficiente, evita que o líquido escorra pela garrafa ao servir o vinho.

Para servir um vinho sem derrubar uma gota sequer, requer muita habilidade. Caso não queira acabar com uma toalha de mesa manchada ou um lindo rótulo com marcas de vinho que escorreu, um corta gotas é essencial.

Existem dois modelos que são os mais utilizados no mercado:

Corta Gotas de Metal: bem parecido com um anel revestido de material absorvente, basta colocá-lo no gargalo de garrafa de maneira firme para que assim que o líquido escorrer, o material absorva rapidamente. Além disso, ele ainda traz um charme a mais para a garrafa.

Corta gotas de acetato: folhas de acetato num formato arredondado, o qual enrolado como um canudo é colocado dentro da garrafa. Essa opção é lavável e reutilizável e geralmente é dada como brinde nas lojas.

Acessórios para vinhos: Tampa de garrafa

As tampas impedem a circulação de oxigênio na garrafa e de possíveis odores, caso tenha uma sobra de vinho inicialmente fechado com rolha.

O ideal é ter uma tampa especial para os espumantes e outra tampa para o vinho. Pode-se também fechar a garrafa com a própria rolha, porém no caso dos espumantes, ela se expande assim que a garrafa é aberta.

Acessórios para vinhos: Termômetro

Serve para medir com exatidão a temperatura do vinho.  Para aproveitar toda a experiência de sabores e aromas de um bom vinho, temos que servi-lo na temperatura correta.

Porém há um problema, já que com os termômetros básicos é preciso de contato com o líquido. Ao abrir a garrafa caso ainda não esteja na temperatura ideal, não é aconselhável que volte a geladeira já aberta. Caso isso ocorra, não há problemas em beber o vinho na temperatura que estiver no momento.

A melhor opção é, caso for usar esse tipo de acessório, optar pelo digital, o qual permite que a temperatura seja medida através do vidro, sem a necessidade de abrir a garrafa.

Agora que você já conhece alguns acessórios, separe a taça, um saca rolhas de acordo com a sua preferência e convide os amigos para a noite de degustação de vinhos para mostrar tudo que aprendeu sobre os demais itens do seu kit.

Veja também: Guia rápido da harmonização de vinhos e comida

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar!

Você precisa estar logado para executar essa ação.


Cadastre-se Entrar