Como limpar fogão: dicas práticas e produtos para facilitar seu dia-a-dia

Como limpar fogão: dicas práticas e produtos para facilitar seu dia-a-dia

O fogão é um eletrodoméstico muito utilizado em praticamente a maioria das casas, mas é também o que mais perde seu aspecto de novo e apresenta um mau funcionamento e isso em parte está diretamente ligado a forma com que você executa a limpeza.

Para manter o bom funcionamento do fogão assim como sua aparência conservada é necessário fazer uma limpeza adequada em cada tipo de aparelho. Entretanto, há muitas dúvidas de qual o jeito certo de limpar e quais os produtos usar para limpar fogão de forma prática e econômica sem danificar.

Confira agora nossas dicas que vão facilitar muito na hora de limpar o seu fogão.

O fogão, como qualquer eletrodoméstico, requer atenção na hora da limpeza, quando você não toma alguns cuidados necessários é possível que diminua a sua vida útil ou até mesmo não funcione corretamente quando você mais precisar.

Antes mesmo de começar é necessário: desligá-lo da tomada, certificar que as bocas estão frias e o gás fechado. 

Geralmente não damos muita importância as grades e os queimadores, mas é necessário ter em mente que essas peças limpas colaboram para um funcionamento perfeito de seu eletrodoméstico.

A primeira coisa que devemos abolir são as esponjas de aço, elas riscam as superfícies tanto o vidro como de inox deixando uma aparência fosca. Você deve estar pensando que fez isso a vida toda não é mesmo? 

Agora aprenderá fazer de forma correta e manter seu fogão novinho e tendo uma excelente performance por muito mais tempo. Confira!

Como limpar fogão de inox

O inox é o material mais usado na composição de cozinhas modernas, por isso, é muito importante saber como limpar para evitar aquela aparência riscada e gordurosa. 

  • Para começar limpar retire: bicos, queimadores e grelhas, porque elas serão limpas separadamente; 
  • Retire o excesso de sujeira na superfície com um papel toalha ou um pano úmido;
  • Use um desengordurante de sua preferência no lado macio da esponja;
  • Tire o sabão com pano úmido e finalize com um pano seco. 

Você pode fazer o mesmo na parte externa.

Dica importante: aquelas proteções de papel alumínio para cobrir o fogão mancham e não devem ser  usadas com frequência.

Limpe também as peças do fogão

As grelhas do forno, por não estarem visíveis, sua limpeza nem sempre é priorizada, entretanto, é muito importante que tenhamos mais atenção para evitar disseminação de bactérias dentro do forno e evitar contaminar os alimentos.

Uma solução muito fácil de fazer: Utilize uma colher de sopa de pasta de dente (de preferência branco) em meia garrafa de detergente e meia garrafa de água. Além de render muito você pode utilizar para limpar os queimadores também, você se surpreenderá com o resultado.

Entretanto, se suas as grelhas já acumularam muita sujeira e você percebeu que já possui uma crosta de gordura, neste caso,  sua limpeza terá que ser mais profunda. Siga os passos abaixo:

  • Coloque a grade em um saquinho hermético, ou um saco de lixo;
  • Borrife um pouco de amoníaco dentro do saco e lacre;
  • Esfregue o saquinho sobre a grade e deixe de molho durante a noite.
  • Retire as grades do saco no dia seguinte e use a esponja ou uma escovinha para remover a gordura solta.
  • Lave com detergente e água.

Avisos importantes: nesse tipo de limpeza você necessitará do uso de máscara e luvas porque o amoníaco é um produto bastante forte. Os saquinhos herméticos você compra facilmente em lojas de produtos para embalagens, mas você pode usar sacos de lixo. Observe que não menciono “raspar” a grade, é o que geralmente fazemos para remover a gordura das grades, além de remover os produtos que a envolvem e protegem, favorece o aparecimento de ferrugem. 

Uma segunda opção para limpar as grelhas do forno é utilizando água fervente com vinagre na proporção de 200 ml de água para 5 colheres de vinagre de maçã. 

Despeje a mistura na grade (pode utilizar uma assadeira grande, ou pode fazer isso na pia mesmo) e esfregue com uma escovinha, lembrando sempre de ter cuidado para não remover a pintura da grande. 

Como limpar o forno

Observe que o interior do forno depois de utilizado, geralmente fica gorduroso, entretanto usamos várias vezes sem atentar para importância de remover os resíduos que ficam após o uso. Esses resíduos acumulados comprometem o bom funcionamento dos queimadores internos. Uma informação fundamental, é que mesmo os fornos autolimpantes, aqueles fabricados para não aderir gordura, em algum momento terão que ser higienizados. 

Confira agora o passo a passo para fazer uma mistura que vai deixar seu forno limpinho

Veja abaixo os ingredientes da mistura para limpar forno:

  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 1 xícara de água;
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 4 colheres de detergente neutro;
  • Papel toalha;
  • 1 esponja;
  • 1 forma de alumínio ou de vidro.

Como limpar forno, passo-a-passo:

Retire todas as peças internas, coloque a mistura sobre a parte macia da esponja, passe no forno, mas certifique que não esteja caindo nos queimadores, ponha o restante da mistura em uma forma e ligue o forno, deixe a solução ferver a temperatura de 180º C por aproximadamente 30 minutos. 

Feito isso, retire a forma e esfregue o forno ainda morno com detergente com o lado macio da esponja, por fim, retire o detergente com pano úmido e seque.  

Como limpar as bocas do fogão

As bocas do fogão limpinhas além de darem um aspecto de fogão novo, garantem um bom funcionamento dos queimadores e evitam danificar os fundos das panelas. 

Para iniciar a limpeza é necessário retirá-las da superfície do fogão, depois lavá-las com água quente e detergente, entretanto se já estiverem manchadas ou encardidas, deixe-as de molho em uma solução com os ingredientes abaixo:

  • 2 copos de água quente, 
  • 2 copos de vinagre branco e 
  • 1 colher de sopa de detergente neutro. 

Espere 15 minutos e lave-as com esponja e detergente, seque-as. Antes de encaixá-las novamente, verifique se os orifícios de encaixe estão limpos para evitar que eles entupam. 

Outra dica muito interessante é a pasta de bicabornato de sódio, ela ajuda na remoção de machas mais persistentes.

Veja como limpar as bocas do fogão com bicarbonato para limpar fogão:

  • Em um recipiente, coloque 1 copo de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (misture bem)
  • Em seguida deixe as bocas de molho nessa solução as sujeiras tendem a soltar com maior facilidade. 

Se for necessário você pode dobrar a receita.

Agora, se você quiser as bocas brilhando como novas é só utilizar a solução de detergente com creme dental, inclusive essa solução é excelente para limpar panelas também. 

Outra dica muito útil é utilizar sabonete Lux para limpar inox, sobretudo as bocas. A primeira coisa é passar o sabonete por toda superfície, principalmente onde a sujeira está mais acumulada. Deixe descansar por 10 minutos, molhe a parte mais crespa da bucha e esfregue nas bocas. Em seguida lave em água corrente.

Para bocas de fogão queimadas use bicarbonato e água oxigenada em bocas de fogão. Misture 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio e a mesma medida de água oxigenada 10 volumes.

Dica para limpar cooktop

Imagem de Fernando Arcos por Pixabay
  1. Retire os queimadores e botões do cooktop;
  2. Faça uma mistura de detergente e água morna;
  3. Use o lado macio da esponja para passar a mistura;
  4. Tire o excesso de sabão com um pano macio e finalize com um pano seco.

Dica importante: Não use produtos abrasivos de hipótese alguma. 

Como limpar fogão a lenha

O fogão a lenha deixou, há muito tempo, de ser visto apenas em ambientes rurais, há quem acredite que virou uma tendencia em áreas gourmet, entretanto, não sabemos exatamente como limpar suas chapas. Então vai uma dica importante para mantê-los sempre limpos:

  • Inicialmente você deverá forrar o chão com jornal para proteger o chão de sujeita que provavelmente cairá;
  • Remova os restos de alimentos;
  • Passe uma lixa fina para polir toda a chapa do fogão a lenha e remover os detritos;
  • Remova a fuligem com uma vassoura de mão;
  • Passe o pano úmido e depois o seco.
  • E para finalizar use óleo de cozinha para lubrificar a superfície da chapa. 

Dica importante: Você pode utilizar também para remover a sujeira do fogão uma solução de vinagre e bicabornato de sódio. Uma xícara pequena de café para uma colher de sopa de bicarbonato. É só colocar no borrifador e aplicar sobre o fogão inteiro, passar uma bucha e finalize com um pano úmido e depois um seco. 

Não utilize nenhum produto corrosivo sobre a chapa, jamais acenda seu fogão a lenha com álcool ou gasolina, siga sempre as instruções do fabricante. 

Fogão com mesa de vidro

Diferente dos tracionais eletrodomésticos, os novos modelos de fogão com a mesa de vidro temperado é uma excelente opção para quem deseja um designe mais moderno, sua superfície espelhada atrai muitos consumidores. Ele possui em vários formatos: cooktop, fogão de piso e fogão de embutir. Embora muitas pessoas acreditem que seja um eletrodoméstico frágil ele pode ser submetido a altas temperaturas e muito fácil de limpar, mas necessita de alguns cuidados:

  • Não limpar quando estiver quente, isso é muito importante! 
  • Desligue da tomada e gás se for o caso; 
  • Jamais use nada abrasivo;
  • Utilize pano úmido e o lado macio da bucha;
  • O detergente neutro é ideal para limpar as superfícies;
  • Seque imediatamente, caso contrário ele ficará cheio de manchas.
  • Não use de hipótese alguma produtos a base de cloro, querosene, solventes, ácidos, vinagres, sucos de limão ou produtos abrasivos. 
  • Não utilize dispositivos a vapor na superfície pode causar curto circuito no fogão. 
  • Todas as peças devem estar bem secas antes de colocá-las no fogão.

Para remover a sujeira mais resistente das grades e tampas dos queimadores utilize uma esponja de lã de aço seca nas peças secas, realizando movimentos circulares. Depois lave-os com água e detergente neutro.  Antes de recolocá-los no seu lugar, enxugue-os bem e certifique-se que todos ficaram limpos e secos. Verifique se estão bem encaixados.

Dica importante: Vinagre, café, leite, água salgada, molho de tomate precisam ser removidos imediatamente da superfície do fogão, isso vale para todos.

Há alguns produtos no mercado específicos para limpeza de fogões que possuem um bom desempenho, confira!

  1. Limpa forno spray da marca Bombril, muito fácil de aplicar, basta pressionar o jato de espuma na superfície a ser limpa na distância de um palmo, deixe agir por 10 minutos e depois remova. A dica é que após esse remover o produto deixe a porta do forno aberto durante 10 minutos.
  2. Veja Multiuso Gold, aplicado nas superfícies com um pano ou uma esponja macia, para sujeiras mais difíceis deixe agir por alguns instantes, para superfícies de alumínio/ pintadas/ esmaltadas limpe imediatamente.
  3. Limpador  Cif Ultra Rápido Desengordurante Gatilho é um excelente aliado na limpeza das partes de vidro dos fogões, assim como as grelhas também, é só aplica-los e aguardar por alguns minutos. 
  4. Limpa Inox Electrolux: algumas marcas já desenvolveram produtos específicos para limpeza dos eletrodomésticos que produzem.

Utensílios para limpar fogão

Para uma boa limpeza no seu fogão é necessário que você tenha em casa alguns utensílios que vão auxiliar, são facilmente encontrados e o custo é bem baixo: 

  • – Pano microfibra, além de ser prático, seca rápido e tem absorção da água e o mais importante: não solta pelos;
  • – Escovinha de mão: são anatômicas e permite que você limpe os contornos;
  • – Bucha macia, são excelentes e não riscam as partes de vidro e nem o inox;
  • – Luvas de borracha: protegem suas mãos tanto da sujeira quanto dos produtos;
  • – Agulhas para fogão: servem para desentupir as bocas. 

Algumas marcas já desenvolveram fogões que possuem design que facilitam a limpeza.  Abaixo alguns exemplos: 

Fogão Brastemp 6 Bocas Branco Com Botões Removíveis e Aro Protetor – BFS6NCB BIVOLT.

Esse fogão possui duas características importantes: botões removíveis e aro protetor que evita a entrada de sujeira.

Fogão Brastemp 4 Bocas Branco com Botões Removíveis e Vidro Panorâmico, Bivolt

Possui grades removíveis e individuais além do seu forno que não a adere a gordura.

Fogão de Piso Electrolux Branco e Queimador Tripla-Chama (76UBQ) – Bivolt

Esse fogão torna a limpeza muito mais fácil por dois motivos: vem com o vidro interno removível, além das grades individuais evitam que os líquidos que derramarem não espalhem por toda mesa.

Fogão Atlas Tropical Glass 5 Bocas Preto com mesa de vidro

Esse fogão possui botões removíveis e mais importante seu design não possui recortes sendo assim muito fácil de limpar.

Acima, demos várias dicas de como manter seu fogão sempre limpo e com aspecto de novo, além de prolongar sua vida útil. Entretanto, é muito importante ao optar por uma marca, observar o designe do fabricante e instruções de uso, muitas vezes optar por um fogão com mais praticidade e fácil de limpar pode ser uma escolha inteligente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *