Blog É saudável usar azeite para fritar ou não? A ciência responde!

É saudável usar azeite para fritar ou não? A ciência responde!

calendar_today Publicado há 3 anos atrás
visibility 3626 visualizações.
É saudável usar azeite para fritar ou não? A ciência responde!

Por meio da consulta de vários artigos científicos sobre usar azeite para fritar, foi possível constatar o seu benefício para a saúde, confira.

O azeite pode ser uma ótima opção para quem busca fazer frituras de forma saudável, mas para que você consiga ter os benefícios dessa substância é necessário que você tome alguns cuidados.

Azeite Oliva Despejando em um pote de vidro
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Por exemplo, existe uma porcentagem de acidez para que você não perca os benefícios nutricionais dos seus alimentos na hora da fritura.

Mas, não para por aí, porque também é necessário considerar o processo de produção do azeite.

Para que você não faça a utilização do azeite de forma errada, trazendo pontos negativos para a saúde da sua família e valorizando o seu precioso tempo, preparamos um artigo rico de informações que são realmente importantes.  

Por que usar azeite para fritar alimentos?

Essa pode ser uma das suas primeiras dúvidas, quando o assunto é usar azeite para fritar alimentos.

Mas, a resposta desse questionamento é simples e rápida de se obter.

Segundo o Doutor Gabriel Azzini o azeite possui características que se destacam de todas as outras opções encontradas no mercado.

Por exemplo, há estudos que demonstram a eficácia do azeite de resistir a períodos longos de fritura.

Estes estudos foram feitos considerando o tempo médio para a fritura e o tempo máximo que uma fritura domiciliar levaria, neste caso, sendo o máximo de 3 horas e ainda assim conseguindo manter todos os nutrientes dos seus alimentos.

Outro ponto importantíssimo é a quantidade de vezes que você pode usar azeite para fritar, porque outros estudos demonstraram que o azeite pode ser utilizado até 20 vezes sem que ele perca todos os seus nutrientes, resultando em alimentos saborosos.

Além disso, o azeite possui características que fazem dele um anti-flamatório e isso pode ajudar na prevenção de AVC, no emagrecimento, como também na prevenção de Alzheimer. 

Por fim, usar azeite para fritura é uma ótima opção porque ele possui 75% de gorduras monoinsaturadas e 14% de gorduras saturadas, segundo Azzini ambas positivas para a saúde e que conseguem resistir ao calor tranquilamente sem oxidar.

Qual a melhor extração do azeite?

Imagem de Ulrike Leone por Pixabay

A melhor forma de produção do azeite é aquela que consegue extrair da azeitona todas as suas substâncias positivas, porque elas são responsáveis por trazer um resultado saudável para os alimentos que você frita.

Extração não natural (química)

Existem duas formas de produção sendo a primeira através da extração por substâncias químicas que segundo o Dr. Azzini é uma opção não indicada, uma vez que nesse processo as substâncias positivas do azeite são corrompidas.

Extração natural (mecânica)

A forma da extração mecânica é a mais indicada para você que quer usar azeite para fritar alimentos de forma saudável, uma vez que ela é feita cortando as azeitonas, depois colocando-as numa prensa e após a prensá-las, ocorre a extração do óleo.

Por ser um processo feito de forma natural, sem precisar de reagentes químicos, essa é a melhor opção, porque ela consegue preservar todas as substâncias positivas do azeite.

Qual a acidez indicada para escolher o melhor azeite para fritura?

Outro ponto importantíssimo é a acidez do azeite, afirma mais uma vez o Dr. Azzini. Azeites com acidez maior que 2% não são considerados virgem, nem mesmo extravirgens, inclusive, essa informação deve conter no rótulo do produto.

Por outro lado, azeites com acidez de 1,9% para baixo já são considerados virgens e por esse motivo mais saudáveis para consumo.

Os azeites com acidez menor que 0,8% são classificados como extravirgens, uma ótima opção para você que não quer por a saúde da sua família em risco.

Inclusive, segundo o Dr. Azzini os azeites feitos de forma mecânica são os que conseguem estar na classificação de virgens e extravirgens.

Por fim, mas não menos importante os artigos apresentados pelo Dr. Gabriel Azzini demonstram que os azeites com uma acidez de 0,5% são considerados como a melhor opção para você que busca por algo super saudável.

Qual o melhor azeite para fritura?

Você deve tomar alguns cuidados na hora de escolher a melhor opção para você que quer usar azeite para fritar alimentos sem que se perca os nutrientes deles.

Existe no mercado uma grande variedade de opções de azeite, mas é preciso ter cuidado na hora da escolha, características como embalagem e acidez, por exemplo, precisão ser consideradas.

O azeite refinado é uma opção facilmente encontrada no mercado, mas, por outro lado, essa é a opção menos indicada para você que quer usar azeite para fritar alimentos, porque ele utiliza substâncias químicas para extrair o óleo das azeitonas.

Por isso, como foi dito acima opte por uma opção diferente dessa, ou seja, que possua um processo de extração mecânico!

Como fazer as melhores receitas utilizando azeite?

Muitas receitas levam azeite em seus ingredientes, isso pelo fato do azeite servir como propagação de calor para os demais ingredientes e muitas vezes servem como um tipo de liga.

Se você está procurando uma receita para entrada, sugerimos a receita de Guacamole do nosso parceiro Rima dos Sabores

Se está procurando um prato principal, veja a uma opção deliciosa de Bacalhoada tradicional.

Agora se o que está pensando é em uma sobremesa, geralmente é usada a manteiga, mas não falta opções que vão azeite como Bolo de Brigadeiro e Bolo 2 recheios (Creme belga e brigadeiro com morango)

Conclusão

Agora quero saber de você, curtiu as dicas? Acreditamos que sim, mas esperamos primeiro que você tenha aprendido os benefícios de utilizar o azeite.

 Como você viu é possível usar azeite para fritar alimentos!

é necessário levar nossas dicas em consideração, elas foram feitas reunindo o máximo de pesquisa e informações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibindo 2 comentários
  1. María Cosme Pereira Filha

    07/02/2021 at 17:13

    Boa tarde, gostei sim, inclusive eu achava que fritar alimentos com azeite , não era bom para a saúde, pois na minha concepção o azeite para consumir cru. Agora eu tenho uma dúvida, para a fritura o azeite com mais acidez pode ser usado para frituras? Exemplo acidez 5% pode ser usado na fritura?

    Responder
  2. Eunice

    08/02/2021 at 17:46

    Meu nome é Eunice, fiquei muito feliz em saber que podemos fazer frituras com azeite. O bolinho de bacalhau, fica uma delícia, mas confesso que ficava com um pouco de culpa, pois uma certa vez ouvi dizer, que o azeite aquecido, faz mais mau, do que o óleo que geralmente usamos no dia a dia.

    Responder

Você precisa estar logado para executar essa ação.


Cadastre-se Entrar